O pneu é praticamente constituído de duas partes: Carcaça e Banda de Rodagem. A carcaça é a estrutura do pneu, sendo constituída de uma ou mais lonas (têxtil, aço ou polímero). É fundamental fazer uma boa escolha do pneu, para se garantir um desempenho satisfatório.
MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE UM PNEU RADIAL (CARGA)
São usados diferentes tipos de componentes e compostos de borracha para se construir um pneu. A quantidade e tipos de materiais variam de acordo com o tamanho e utilização do pneu.
Como exemplo, vamos listar os valores para um pneu 315/80R22.5, sem câmara, que pesa aproximadamente 62 Kgs.
Compostos de Borracha
- BORRACHA NATURAL 18,8 kg 30,5%;
- BORRACHA SINTÉTICA 3,4 kg 5,6%;
- BORRACHA BUTÍLICA 1,23 kg 2,0%;
- OUTROS PRODUTOS (agentes vulcanizantes, retardantes, estabilizantes, negro de fumo, etc) 17,3 kg 28,1%.
Componentes Estruturais
- NÚCLEO DO TALÃO (FIOS AÇO) 8,5 kg 13,8%;
- NYLON INDUSTRIAL 0,12 kg 0,2%;
- CABOS DE AÇO, ESPECIAL 12,2 kg.
As principais funções do pneu:
- Suportar a carga transportada;
- Assegurar transmissão de potência;
- Garantir estabilidade ao veículo;
- Capacidade de aderência ao solo;
- Capacidade amortecedora.
A principal função da Banda de Rodagem:
A banda de rodagem é o único elo de ligação entre o veículo e o solo, sua função é proteger a carcaça, proporcionando aderência, tração, frenagem, drenagem e quilometragem.
Nomenclatura do Pneu:
1 – Marca
2 – Local de fabricação
3 – Indicador de desgaste (TWI)
4 – 9: DOT ( Fábrica, tipo, período de fabricação, desenho e data fabricação)
10 – Desenho
11 – Construção Radial
12 – Dimensão
13 – Com/sem câmara
14 – Ressulcável
15 – Índice de carga/velocidade
16 – Número de matrícula/série
17 – Lonas de trabalho
18 – Lonas da carcaça
19 – Capacidade de carga máxima “S” e PSI
20 – Capacidade de carga máxima “D” e PSI
21 – Marcação a fogo
Tipos de construção do pneu:

DIAGONAL RADIAL
Diagonal: Uma sobreposição de lonas têxteis que saem de um talão e vão até o outro talão passando pelas laterais e banda de rodagem; essas lonas estão orientadas no sentido diagonal ao plano de rolamento do pneu.
Radial: Uma ou mais lonas têxteis ou de aço, formando sua lona de corpo e seguindo no sentido de um raio do centro à extremidade de uma circunferência. Possui bloco de cintas independentes da lona de corpo do pneu.
Característica do Pneu Diagonal
- Desgaste mais rápido – Menor quilometragem;
- Consumo da combustível mais elevado;
- Aquecimento muito grande – Lixamento com o solo, fricção entre lonas e a má condução de calor do material têxtil;
- Aderência não muito boa – Menor área de contato pneu/solo, deformações da Banda de Rodagem;
- Estabilidade prejudicada – Perda da trajetória causada pelas deformações da Banda de Rodagem;
- Maior possibilidade de cortes/furos – Carcaça rígida e material têxtil.
Construção do Pneu Diagonal
Características do Pneu Radial
- Desgaste mais lento – Aumento na quilometragem;
- Diminuição no consumo de combustível;
- Redução do aquecimento – Não existe fricção entre lonas da carcaça, diminui o lixamento com o solo e o aço é um excelente condutor de calor;
- Maior aderência – A área contato pneu/solo é maior e constante;
- Estabilidade favorecida – Com a redução das deformações da Banda de Rodagem, o pneu segue uma trajetória definida;
- Menor possibilidade de cortes/furos – Carcaça mais flexível e com uma “alma do aço”.
Construção do Pneu Radial
Partes Básica do Pneu Radial
DIMENSÃO BÁSICA
TIPOS DE PNEUS
COMPORTAMENTO DO PNEU EM SITUAÇÃO DE FURO
Desenhos e aplicações
Direcional – Destinados às rodas livres, aos eixos dianteiros, aos trucks, reboques e carretas. É um desenho no qual os sulcos são longitudinais ,no sentido de rotação dos pneus.
Tração – Conhecido como borrachudo, caracteriza por apresentar blocos transversais em relação ao sentido de rotação do pneu. É destinado exclusivamente às posições de tração dos veículos.
Misto – A aplicação desses pneus pode ocorrer em qualquer um dos eixos e estará sujeita a outras exigências, como a do tipo de serviço, da topografia do terreno e a necessidade de tração.
Fora de Estrada – Pneus destinados a veículos empregados exclusivamente em percursos altamente agressivos, em condições fora de estrada. Ex: ( Mineradoras e pedreiras).
A escolha do pneu deve ser feita a partir das características dos cinco diferentes tipos de serviços:
- Serviço Rodoviário;
- Serviço Regional;
- Serviço Urbano;
- Serviço Misto;
- Serviço 100% fora de estrada.