A importância que o setor de reforma de pneus desempenha na economia nacional:
Segundo a Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), existem cerca de 1.200 empresas recapadoras em todo o Brasil, que movimentam mais de 600 milhões de dólares por ano e proporcionam cerca de 45 mil empregos diretos, além de 30 mil indiretos.
Além disso, chegam a ser colocados no mercado brasileiro um total de 7,5 milhões de pneus reformados por ano, enquanto que comércio de pneus novos não ultrapassa a barreira das 4 milhões de unidades – o que faz com o que o Brasil seja o 2º mercado mundial nesse ramo. É importante salientar que, do total de pneus recapados, 75% são destinados ao transporte rodoviário de carga, 12% para movimentação de carga própria e o restante diz respeito ao transporte de passageiros.
Em organizações onde os custos logísticos têm grande influência na formação dos preços, a recapagem de pneus traz uma redução significativa nas despesas, pois o pneu recapado custa cerca de 1/3 do preço de um pneu novo. A recapagem de pneus vem auxiliando na diminuição acentuada dos custos de manutenção da frota, e com isso no preço final do produto acabado, além de proporcionar uma economia de 57 litros de petróleo por pneu reformado na linha caminhão/ônibus, e 17 litros para a linha automóvel particular, gerando uma economia total de 500 milhões de litros/ano.
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) estima que atualmente existam cerca de 100 milhões de pneus velhos em aterros, terrenos baldios, rios e lagos. A reforma de pneus mudou o conceito de gestão de pneus no país, trazendo uma alternativa ao antigo problema do descarte inadequado dos pneus.